O que é a Aposentadoria por Idade?

 

A APOSENTADORIA POR IDADE é benefício previdenciário que substitui a remuneração do servidor público titular de cargo efetivo quando alcançada a idade mínima constitucionalmente estabelecida. Trata-se de um benefício voluntário, ou seja, depende de requerimento expresso do interessado.

 

Quem tem direito à Aposentadoria por Idade?

 

Tem direito ao benefício os segurados do RPPS que, cumprido o tempo mínimo de 10 (dez) anos de efetivo exercício no serviço público; e 5 (cinco) anos no cargo em que se dará aposentadoria, houver completado 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem; e 60 (sessenta) anos de idade, se mulher.

Requisitos da Aposentadoria por Idade

 

  • Homem: 65 anos
  • Mulher: 60 anos
  • 10 anos de efetivo exercício público
  • 5 anos no cargo em que se dará a aposentadoria

Valor da Aposentadoria por Idade

 

Para se estabelecer o valor dos proventos, deverá ser calculada a MÉDIA ARITMÉTICA de 80% (oitenta por cento) das maiores REMUNERAÇÕES DE CONTRIBUIÇÃO do servidor, desde julho de 1994 (início do plano real), ou desde a sua admissão, se após 1994, até a data da aposentação. Fundamento: artigo 1º da Lei Federal 10.887/2004.

Encontrada a média aritmética, deverá ser calculada a PROPORCIONALIDADE do tempo de contribuição do servidor através da divisão desta média pelo tempo total necessário para a aposentadoria integral (30 ou 35 anos – mulher/homem) e multiplicação do resultado pelo tempo de contribuição do servidor.

E se a média ficar MENOR que o Salário Mínimo, como são fixados os Proventos de Aposentadoria?

 

Os proventos de aposentadoria nunca poderão ser fixados em valores inferiores ao salário mínimo. Caso a média aritmética fique a menor, os proventos serão complementados, pelo RPPS, até que alcance o valor do salário mínimo.

Como são reajustados anualmente os proventos da Aposentadoria por Idade?
Os proventos do segurado aposentado por idade são reajustados pela PRESERVAÇÃO DO VALOR REAL (não acompanha o reajuste aplicado aos ativos do mesmo cargo).

 

Existe Regra Diferenciada para Professores na Aposentadoria por Idade?

 

Não. Na Aposentadoria por Idade, os PROFESSORES NÃO GOZAM da redução de 5 (cinco) anos na idade e no tempo de contribuição.

Fundamentação Legal

 

Artigo 40, III, “b” da Constituição Federal.

 

WP Feedback

Dive straight into the feedback!
Login below and you can start commenting using your own user instantly

Skip to content